Arrancam já este domingo três semanas da 24.ª edição do Torneio Internacional do Porto, em. Até 6 de agosto, o Complexo Desportivo Monte Aventino é palco do Porto Open W40 – Level Up, do Porto Open M25 – Next Gen e do Challenger Porto Open. A entrada é livre.
Com o apoio do Município do Porto e da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), a primeira prova – o Porto Open W40 – Level Up, considerada a génese do evento – representa um aumento do prémio.
Este ano, a ITF Women’s W40 distribui 40 mil dólares e recebe no Porto, de 16 a 23 de julho, algumas das mais importantes jogadoras do circuito WTA e muitos talentos do ténis feminino nacional.
De 23 a 30 julho, o court é todo das novas gerações nacionais e internacionais de tenistas. Para a Associação de Ténis do Porto (ATP), a ITF Men’s M25 representa “a renovação da missão de dar espaço e contribuir para a evolução do ténis nacional”. O prémio do Porto Open M25 – Next Gen são 25 mil dólares.
Já os grandes nomes do circuito nacional e internacional de ténis chegam ao Complexo Desportivo Monte Aventino para disputar, de 30 de julho a 6 de agosto, o ATP Challenger 125. Depois de duas provas realizadas no Porto Open, a competição eleva a categoria e vai premiar o vencedor com um prémio no valor de 145 mil dólares.
Para lá da vertente competitiva internacional, o Porto Open oferece, ainda, o único Campeonato Regional de Ténis de Cadeira de Rodas realizado em Portugal, etapas do ‘Pink Tour’ (ténis feminino), da ‘Tenizada’ (para sub-13), do ‘Mini-Cir’ (menores de dez anos) e da ‘Parzada’, a prova de pares veteranos.
Desde a parceria estabelecida entre a Câmara do Porto e a Federação Portuguesa de Ténis, em 2018, vêm sendo feitas melhorias no Complexo Desportivo do Monte Aventino, hoje uma infraestrutura de referência para a prática da modalidade.
Texto: Porto. / Etc. e Tal
Foto: Miguel Nogueira (Porto.)
15jul23