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Portal da Queixa: burlas motivam perto de oito mil reclamações

Desde o início do ano, o Portal da Queixa já recebeu perto de oito mil reclamações relacionadas com burlas, um crescimento de 47,7% em relação ao período homólogo. A maioria das queixas refere-se a alegados esquemas online, onde os consumidores ficam sem o produto, sem resposta e sem o dinheiro. O valor total dos prejuízos resultantes das burlas reportadas já ultrapassa, este ano, os 2,5 milhões de euros. 

Em Portugal, continuam a aumentar os casos de burla, com especial incidência no meio online. Uma análise do ‘Portal da Queixa’ revela que, desde 2022 e até julho de 2023, os consumidores portugueses já registaram perto de 19 mil ocorrências (18 777) na plataforma com referência a burlas. A maioria das reclamações apresentadas denuncia alegados esquemas online.

Entre os dias 1 de janeiro e 24 de julho de 2023, o Portal da Queixa recebeu 7845 reclamaçõesum crescimento de 47.7% em comparação com o período homólogo, onde se verificaram 5312 queixas.  Segundo apurou a análise, este ano, o valor total estimado em prejuízos ultrapassa os 2,5 milhões de euros (2 675 145€), um valor médio de 341 euros.

A maioria das denúncias reportadas no ‘Portal da Queixa’ está relacionada com casos de compras em lojas online, sobretudo de tecnologia e informática, onde os consumidores descrevem ter encomendado um produto e efetuado o pagamento, ficando sem o produto, sem resposta (por parte da marca) e sem o dinheiro. 

Anão execução dos pedidos de reembolso é, por isso, o principal motivo de queixa apresentado este ano, gerando57,7% das reclamações inseridas em situações de burla. Outros motivos referidos relacionam-se com os problemas no atendimento/resposta da marca a acolher 7,1% das queixas e a absorver 6% das reclamações, está a não entrega do produto

A análise efetuada aferiu ainda quais as três marcas mais reclamadas em 2023, por alegada situação de burla. O maior volume de queixas foi dirigido à ‘PT Electrónia’, uma loja de pequeno retalho de informática (741), à ‘Decorei.pt’ (209) e à ‘Teckmi’ (160 reclamações).

 

Texto e foto: Portal da Queixa / Etc. e Tal

 

30jul23

 

 

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